(51) 3584-4977   |     Locação (51) 98445-3994   |     Vendas (51) 99308-5482

Novidades

Dicas para morar ou investir

14jun 2017

Gostaria de compartilhar com vocês um artigo meu que foi publicado na Revista Noi do mês de maio. Acredito que as dicas podem ajudá-los na escolha do melhor investimento.
Uma grande parcela da população continua aplicando seu dinheiro em imóveis como uma forma de garantir seu patrimônio, seja com a construção da casa própria, pensando na valorização do bem ou obtendo, por meio do imóvel uma segura renda de capital. Investir em imóveis constitui um porto-seguro para o seu dinheiro. Além de ser um bom investimento, é uma ótima estratégia para preservar patrimônio em períodos menos estáveis da economia.
O mercado imobiliário é muito versátil e tem espaço para todos, sejam amadores ou mais qualificados. O mais importante é saber identificar boas oportunidades. Ao escolher um espaço para morar é preciso levar em conta a vizinhança, a localização e o deslocamento e todos os pontos que possam tornar a rotina mais prática. Comprar um terreno para construir e morar apresenta uma série de vantagens como liberdade em escolher o projeto da casa. Além disso, construir a casa própria, ao invés de comprar uma pronta, pode significar uma economia de até 30%. Terrenos também oportunizam espaço para as crianças crescerem em contato com a natureza. Construir a casa própria permite escolher a arquitetura do imóvel, cores, materiais e acabamentos e envolve a possibilidade de aumentar a residência, planejando com calma, considerando espaço para garagem de carros e motos. Em um terreno amplo é possível cultivar um pomar próprio, horta ou canteiro de temperos. Animais domésticos vivem com intensa alegria em espaços com grama e pátio. O lote tornou-se uma das principais formas de investimento.
Além de investir em algo concreto, tangível, um bem imóvel sempre vai valorizar. Algumas vantagens de quem compra para investir são o baixo custo de manutenção e a não necessidade de seguro, uma vez que o terreno não está sujeito a nenhum evento que possa causar danos (como incêndio ou descargas elétricas). Vale destacar que em terreno de loteamento não há custas com condomínio. Em um terreno sempre haverá um projeto viável, seja para construção de casa de moradia ou comércio, o que aumenta as possibilidades de retorno sobre o investimento. A qualquer momento o comprador pode optar por negociar seu terreno, edificar para locação ou apostar na melhora da qualidade de vida e construir uma casa. Terreno é um investimento versátil, uma garantia inquestionável. Estando devidamente registrado, é um bem de raiz, seguro, que ninguém pode tomar.
'O terreno é uma garantia inquestionável. Estando devidamente registrado, é um bem de raiz, seguro, que não sofre avarias e ninguém pode tomar.'
Para realizar uma boa compra:
1. Nunca compre um terreno sem visitá-lo antes. Assim, você evita comprar um brejo, parte de um Lote, um morro, uma área de preservação ou algo que vá frustrar as suas expectativas quanto ao negócio.
2. Localize o terreno em planta, e confirme no local. Veja se o projeto proposto apresenta saneamento básico e serviços tais como ruas abertas e pavimentadas, rede elétrica e de iluminação pública e abastecimento de água.
3. Consulte na prefeitura e verifique se o loteamento está aprovado e se o cronograma de obras está sendo cumprido. Sempre que o loteamento for localizado em zona urbana a prefeitura estará apta a prestar essas informações.
4. Solicite ao corretor ou a urbanizadora a matrícula do imóvel. Terrenos urbanos só podem ser vendidos devidamente registrados no Cartório de Registro de Imóveis local. Se o dito popular é ‘quem compra terra, não erra’, comprar terra sem matrícula (ou através do popular contrato particular) pode ser um grande erro!
5. Também vale lembrar: sempre procure pelos serviços de um profissional corretor habilitado pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI).
Fonte: Revista Noi/ Auber Césaro Santini de Oliveira ( diretor Comercial )
Foto: https://blog.guiabolso.com.br